MÉTODO 70/30
Existem diversos métodos de divisão salarial na literatura financeira. Cada um possui uma sugestão de porcentagem diferente. No entanto, o princípio por detrás de cada método é o mesmo: viver com menos do que se ganha, investir no mínimo 10% para seu futuro e se organizar para compras de curto-médio prazo. Neste post apresentaremos um método chamado 70/30.
A primeira grande divisão que iremos fazer será em separar 70% para gastos do presente e 30% para gastos do futuro.
VIVENDO COM 70%
Pegaremos os 70% e faremos a seguinte divisão:
– 60% para gastos essenciais; – 10% para gastar livremente;
Gastos essenciais são aquelas despesas fixas. É o aluguel, a parcela do automóvel, fatura do cartão, água, luz, internet… é tudo aquilo que é recorrente. São os gastos certos.
Aqui mora um segredo: seu padrão de vida precisa caber nesses 60%. É essa porcentagem que ditará o imóvel que você pode alugar, o carro que você pode comprar, enfim, seu padrão de vida. No caso de compras maiores como um carro, é possível se planejar com uma outra parte do seu salário como veremos mais a frente, mas de antemão, é preciso cuidado para que seus gastos fixos mensais não extrapolem essa primeira divisão!
Os 10% para gastar livremente serão como uma espécie de recompensa pelo seu esforço em cumprir o método corretamente. Afinal, somos seres humanos e precisamos sim nos divertir, comprar coisas que não estavam planejadas, tudo isso faz parte da nossa rotina. No entanto, o bom juízo nos mostra que nada deve ser feito sem limites, e neste caso, o limite dos nossos gastos livre será de 10% do que ganhamos. Desde que fique dentro dessa porcentagem, gaste sem remorso! Compre o que quiser sem ficar com aquele peso na consciência no final do mês!