Querer Ser Rico É Pecado?

Enquanto esteve aqui na terra, Jesus teve uma vida humilde e simples quando nos referimos a bens materiais, exercendo, por uma parte de sua vida, uma profissão que não gerava grandes lucros (Mc 6.3). Portanto, será que querer ser rico seria uma atitude contrária ao desejo de um cristão que anseia ser mais parecido com o seu mestre?

Vemos que o Senhor ama a prosperidade de seus servos (Sl 35.27) e deseja que vivamos e que desfrutemos o melhor desta terra (Is 1.19). Dessa forma, muitos têm pregado um evangelho de prosperidade, o que não seria um problema se não estivessem focando apenas nesse tema, levantado muitas críticas e controvérsias, chegando a escandalizar e a generalizar uma visão pejorativa do assunto dinheiro dentro das igrejas.

No meio de tudo isso, pessoas comprometidas com uma vontade sincera de agradar a Deus, se sentem muitas das vezes confusas e questionam-se: querer ser rico é pecado? Estarei sendo avarento, orgulhoso, ou amando mais o dinheiro ao desejar ser mais próspero do que as circunstâncias aparentemente me permitem ser?

Ao contrário do que muitos pensam, o dinheiro não é a raiz de todos os males, mas, sim, o amor ao dinheiro (I Tm 6.10). Portanto, querer ser rico não é errado, mas deve-se analisar o real motivo de você querer riquezas.

Querer ser rico para poder ostentar, humilhar alguém ou sentir-se superior ao seu próximo é errado e deve ser analisado de forma sincera se este não é seu caso, pois tais sentimentos são sorrateiros e aparecem de forma imperceptível. Além disso, se você quer ser rico simplesmente para parar de trabalhar, você deve rever seus pensamentos. Cuidado para não cair na tentação da preguiça que é um pecado e é devastadora! (Pv 6.9-11).

Veja o que Paulo escreveu em II Timóteo 6.9:

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína”.

 O seu desejo de enriquecer pode se transformar em uma grande brecha diante do inimigo. Não estamos aqui pregando contra a prosperidade, pelo contrário, o intuito desse blog é justamente incentivar e ajudar as pessoas a ficarem mais ricas, porém, de forma saudável e, acima de tudo, bíblica.

Desse modo, pergunte-se a si mesmo, de forma sincera: por que quero ser rico? Ou então, por que quero ter mais dinheiro? Se necessário, faça uma lista de suas razões. Se nessa lista, a maioria dos seus motivos estiver centrada em você mesmo, cuidado! Pode ser um sinal de que, se Deus te desse R$ 1.000.000,00 hoje, você não o usaria para a glória dEle!

Não queremos aqui ser hipócritas e dizer que só vão ter muito dinheiro as pessoas que o usarem para benefício do Reino. Se fosse assim, todos os ricos do mundo seriam servos de Deus! O que estamos pregando e acreditamos, é que, uma vez que você entregou sua vida nas mãos de Deus, pediu para Ele cuidar de você e para que sua vida glorificasse a Ele, isso incluirá uma análise de Deus em ver se você estará pronto ou não para receber recursos financeiros a mais do que você realmente precisaria para viver.

Como assim?

Perceba que, em termos materiais, a vida não é mais do que a vestimenta e o alimento (Mt 6.25). No entanto, aqueles que usam do seu recurso para abençoar o seu próximo e o Reino de Deus, o Senhor o prospera, dando-lhes mais sementes para que eles possam semear ainda mais, pois isso glorifica a Deus e leva as pessoas à louvarem e a agradecerem ao Senhor.

“E Deus, que dá semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam. Ele fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês. Ele fará com que vocês sejam sempre ricos para que possam dar com generosidade. E assim muitos agradecerão a Deus a oferta que vocês estão mandando por meio de nós. Porque isso que vocês fazem não somente ajuda o povo de Deus que está necessitado, mas também faz com que eles façam muitas orações de gratidão a Deus”. II Co 9.10-12 NTLH

NÃO SE DEVE BUSCAR AS RIQUEZAS MAIS DO QUE O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA

Se por um lado não é pecado querermos ser ricos, por outro, devemos estar atentos para que, no processo da busca pela riqueza, não venhamos inverter os papéis, priorizando mais as coisas deste mundo do que as do Senhor.

Em Mt 6.33, lemos: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. No texto, “coisas” se refere a bens materiais, itens que realmente precisamos, como alimento e vestimenta. No entanto, perceba a ordem: primeiro o Reino e a justiça de Deus, depois essas coisas. Se você reparar que sua busca pela riqueza está te afastando de Deus, cuidado! A salvação é o maior bem que uma pessoa pode receber aqui na terra. Ela vale mais do que o ouro e do que a prata, e o tempo, a traça, e a ferrugem não podem consumi-la. Além disso, de nada adiantará você trabalhar duro, acordar cedo e dormir tarde, gastar sua saúde em busca de crescimento se o Senhor não te abençoar (Sl 127.1-2).

Outro ponto para se atentar é onde você estará depositando sua confiança. Muitos ficam cegos, acreditando que a segurança virá de bons recursos financeiros, carros blindados, mansões intransponíveis, e planos de saúde arrojados. No entanto, como cristãos, a nossa confiança deve ser intransferível, sempre depositada no Senhor (Sl 20.7-9; Jr 17.7-8).

“Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”. Sl 125

CONCLUSÃO

Querer ser rico ou ter mais dinheiro não é pecado. No entanto, deve-se analisar, de forma sincera, as reais intenções do desejo pela riqueza. Ore a Deus para que você tenha uma vontade genuína de glorificar a Ele com seus bens e contribuir para o crescimento e expansão de seu Reino. Amém.

Se você quer saber mais sobre como multiplicar seus recursos financeiros, utilizando princípios bíblicos, não deixe de conferir o e-book que separamos para você a seguir.

E-book: Como Multiplicar Seu Dinheiro Até Transbordar (Com Princípios Bíblicos)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *